Quinta, 15 de Abril de 2021
81991863488
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta anula decreto que criou comitê de avaliação de custos da educação

Colegiado não tem participação da sociedade prevista pela lei que regulamentou o Fundeb

08/04/2021 13h35
Por: Ricardo Almeida Fonte: Agência Câmara de Notícias
Guimarães: participação da sociedade civil é necessária no desenho das políticas públicas - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Guimarães: participação da sociedade civil é necessária no desenho das políticas públicas - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 144/21 suspende decreto do governo federal que instituiu em março, no âmbito do Ministério da Educação, o Comitê Permanente de Avaliação de Custos na Educação Básica. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Entre as funções do comitê está a realização de estudos sobre padrões de financiamento público para melhorar a qualidade da educação básica.

A suspensão do decreto é pedida pelo deputado José Guimarães (PT-CE). Ele argumenta que o normativo excluiu a presença da sociedade no comitê, em desrespeito à a lei de regulamentação do Fundeb. A Lei 14.113/20 prevê a participação popular no processo de definição do padrão nacional de qualidade da educação básica.

“O decreto está em desarmonia com normas constitucionais e legais que se referem à necessária participação da sociedade civil no desenho das políticas públicas”, disse Guimarães.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.