Segunda, 22 de Julho de 2024
23°

Tempo nublado

Recife, PE

Educação Piauí

Uespi: abertas inscrições para bolsas de estudo no México

O registro de candidaturas segue até o dia 30 de agosto de 2024.

11/07/2024 às 15h32
Por: Ricardo Almeida Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) informa que estão abertas as inscrições para o programa de Bolsas de Estudo COIL (Colaboração Internacional Online) do Governo do México. Este programa oferece uma excelente oportunidade para estudantes e acadêmicos uespianos interessados em estadias de curta duração no México.  O registro de candidaturas segue até o dia 30 de agosto de 2024. 

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais da Uespi, Prof. Dr. Orlando Berti, o objetivo é promover a formação em competências interculturais e digitais, além de garantir acesso igualitário a uma educação de qualidade.

"É mais uma ótima oportunidade para a comunidade uespiana em ampliar estudos e oportunidades de internacionalização. Hoje, em um mundo globalizado e em um Piauí cada vez mais inserido nas novidades mundiais, essa parceria com o México vem em ótima hora. É uma das oportunidades que a Uespi tem aberto para sua comunidade", pontua Berti.

O programa visa contribuir para a construção de pontes de diálogo permanentes e de longo prazo, enriquecer a academia mexicana através da presença de estudantes e acadêmicos estrangeiros e promover a internacionalização do currículo e o desenvolvimento de competências interculturais. "Isso vai permitir que os participantes da Uespi absorvam novos aprendizados e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos em suas atividades ao retornarem ao Brasil", frisa Orlando Berti.

Na modalidade presencial, a bolsa de cerca de R$ 3.960,00 é destinada a despesas de subsistência e possibilita estadias de 14 a 30 dias. Os selecionados terão isenção do custo de emissão do visto mexicano, transporte aéreo internacional no início e conclusão das atividades e , ainda, a cobertura de transporte terrestre ou aéreo dentro do México, dependendo da localização da instituição de ensino.

As inscrições devem ser realizadas no Sistema de Gestão de Cooperação Acadêmica (SIGCA) até 30 de agosto de 2024. A revisão e a avaliação ocorrerão de 1 a 12 de setembro de 2024. A notificação dos resultados ocorrerá no período de 13 a 20 de setembro de 2024 e o início Início das atividades será de 1 de outubro a 1 de dezembro de 2024

Para o esclarecimento de qualquer dúvidas, os interessados podem contatar pelo e-mail: [email protected] .

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários