Segunda, 22 de Julho de 2024
23°

Tempo nublado

Recife, PE

Geral Piauí

Defesa Civil incentiva participação de gestores municipais no levantamento de dados do Indicador de Capacidade Municipal

O objetivo do levantamento é refletir a capacidade dos municípios para atuar na gestão dos riscos e desastres.

11/07/2024 às 14h17
Por: Ricardo Almeida Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) incentiva a participação de todos os gestores municipais no levantamento de dados do Indicador de Capacidade Municipal (ICM), que tem como principal objetivo refletir a capacidade dos municípios para atuar na gestão dos riscos e desastres.

Durante a realização do levantamento é obrigatório que o questionário seja respondido pela autoridade municipal ou pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil ou cargo similar para garantir a qualidade das informações do município. Ao todo, são 16 perguntas objetivas, de sim ou não, para serem respondidas, que estarão disponíveis até o dia 31 deste mês.

 

Este é o primeiro levantamento de uma série, que será realizado semestralmente, e que terá como objetivo atualizar e apresentar em qual categoria de gestão de riscos e desastres se encontram os municípios piauienses.

 

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, o ICM é o indicador necessário para orientar todo o sistema de Defesa Civil em suas três escalas: no âmbito da União, do Estado e do município. 

 

“Como nós temos a necessidade de adensar esse nível de preparo, deixando as nossas defesas profundamente articuladas, integradas e aparelhadas, o preenchimento deste formulário é essencial porque vai alimentar o sistema nacional da informação que interessa, quem nós somos, o que nós pretendemos, onde nós estamos, para que efetivamente a gente possa desenvolver projetos para sanar essas deficiências. De tal forma, a Defesa Civil apela para gestores municipais e coordenadores municipais de proteção e defesa civil que se engajem neste movimento para que a gente possa refletir de forma real as políticas públicas de proteção e defesa civil do estado do Piauí”, ressalta o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários