Segunda, 22 de Julho de 2024
23°

Tempo nublado

Recife, PE

Geral Piauí

Águas de Teresina anuncia plano de prevenção para o B-R-O BRÓ

Ação visa incrementar produção de água para garantir o abastecimento nos meses mais quentes do ano

10/07/2024 às 14h07
Por: Ricardo Almeida Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com o início do período de altas temperaturas, a Águas de Teresina anuncia o plano preventivo de ações para o B-R-O BRÓ 2024, que traz os investimentos realizados na infraestrutura de água para garantir o abastecimento contínuo na cidade e suportar o consumo que aumenta em até 30% nesse período. O plano traz as atividades realizadas pela concessionária desde o início do ano e que se intensificam a partir do segundo semestre.  

“Realizamos ao longo do ano uma série de ações que visam otimizar o fornecimento de água aos teresinenses, proporcionando tranquilidade nesse período mais quente do ano. Apesar de ser um momento em que a temperatura chega a ultrapassar os 40°C, aumentando o consumo de água tratada, a empresa tem realizado investimentos que garantem o padrão de atendimento de acordo com o crescimento da cidade, dando continuidade ao abastecimento de forma regular”, destaca o diretor executivo Renee Chaveiro.

Entre as ações realizadas pela empresa na cidade estão: instalação de cinco novas unidades de bombeamento (boosters), perfuração de dois novos poços, 41 interligações no sistema, substituição de 1.106 metros de rede de ferro por PVC e extensão de 3.652 metros de rede de abastecimento. Além disso, estão previstos a modernização dos equipamentos (manutenção ETA Sul), implantação de seis novos booster, construção de cinco poços, substituição de mais 3.667 metros de rede e extensão de outros 1.120 metros. Ao todo são mais de 41 bairros beneficiados.  

Como parte do Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, no dia 14 de julho (domingo), haverá uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul) a partir do meio-dia. Esta ação incluirá a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia, envolvendo mais de 50 colaboradores. Os serviços estão previstos para terminar à meia noite. O funcionamento da rede será restabelecido gradualmente após a execução. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro nas áreas centrais e depois nas regiões mais elevadas da cidade. Durante a manutenção, 80% da cidade ficará sem abastecimento, sendo necessário que a população reserve água.

“Além de todos esses investimentos, precisamos também do apoio da população a partir do uso racional da água, evitando práticas que contribuem com o desperdício. Por isso, também promovemos campanhas de conscientização, junto a lideranças comunitárias, permitindo o desenvolvimento de estratégias que reforcem o consumo consciente da água”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários