Segunda, 22 de Julho de 2024
23°

Tempo nublado

Recife, PE

Educação Piauí

Caravana Educar para Respeitar capacita professores para Educação equitativa e antirracista

O Programa Educar para Respeitar visa fornecer documentos orientadores, palestras e oficinas voltadas para a Educação Antirracista.

09/07/2024 às 18h11
Por: Ricardo Almeida Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ampliando as ações de promoção da equidade racial nas escolas da rede estadual de ensino do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou, por meio da Caravana Educar para Respeitar, as equipes regionais para formações que visam compartilhar estratégias de enfrentamento às violências contra Direitos Humanos.

A capacitação multidisciplinar com o trio gestor das escolas já aconteceu nas Gerências Regionais dos municípios de Piripiri (3ª GRE), Campo Maior (5ª GRE), Bom Jesus (14ª GRE) e Corrente (15ª GRE), entre os meses de maio e julho.

Na Caravana Educar para Respeitar, os gestores recebem a “Formação para uma Educação Antirracista”, com foco na implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. No segundo momento são trabalhados os “Direitos da População LGBTQIAPN+ nas Escolas”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O programa Educar para Respeitar prioriza formar educadores aptos para a implementação de políticas acerca das estratégias de enfrentamento às violências contra a população LGBTQIAPN+, além de desenvolver práticas de enfrentamento ao racismo, incluindo as condições necessárias para a implementação das Leis”, detalhou o secretário da Seduc, Washington Bandeira.

O Programa Educar para Respeitar visa fornecer documentos orientadores, palestras e oficinas voltadas para a Educação Antirracista com foco na Religiosidade e Cultura, aquisição de livros didáticos voltados para as temáticas em Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Indígena, Quilombola, Educação do Campo e Educação Inclusiva, formação continuada e seminários.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários