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Experimente 5 idéias de planejamento para marketing de conteúdo

O sucesso do marketing de conteúdo exige planejamento

02/08/2020 12h14 Atualizada há 2 meses
Por: Ricardo Almeida Fonte: Content Marketing Institute

Você tem um calendário editorial? Parabéns, você está no meio do caminho para um plano de conteúdo sólido. (Se você não possui um calendário editorial ou de conteúdo, consulte-me depois da aula. Adoraria saber como você opera.)

Provavelmente, você sentiu a pressão aparentemente interminável de ter ótimas idéias para preencher esse calendário. E, é claro, você não deseja apenas preenchê-lo, deseja que o conteúdo produza resultados.

Você não é o único. Eu estudei o conteúdo mais popular (por tráfego) no site do Content Marketing Institute, e a fome de idéias sobre o planejamento de conteúdo é alta e clara.

Para ajudar, reuni algumas sugestões de nossos artigos mais populares (publicados em 2019 e 2020) sobre o tema. Eles são ordenados do mais amplo ao mais específico, e observei a classificação de popularidade deles caso você esteja curioso.

1. Tem um plano? O sucesso do marketing de conteúdo exige

Se você não tiver certeza do que entra em um plano de conteúdo, comece com esta visão geral. Mesmo se você acha que sabe, dê uma olhada nisso. Um verdadeiro plano de conteúdo é muito mais que um calendário editorial . Como este artigo de Jodi Harris explica, seu plano deve abranger tudo o que fazer antes que alguém escreva uma única palavra, pegue uma câmera, fale ao microfone ou procure uma imagem.

Seu plano de #contentmarketing deve abranger tudo o que fazer antes de escrever uma palavra, diz @joderama via @CMIContentCLIQUE PARA TWEET

Você sabe, são as coisas divertidas, como:

  • Estabelecendo diretrizes e padrões: cubra qualidade , estilo, tom e voz - em outras palavras, as coisas que compõem a governança de conteúdo.
  • Desenvolvendo processos e escolhendo ferramentas: Defina as tarefas a serem concluídas para explicar o fluxo de trabalho , ajudar a equipe a colaborar e se comunicar e identificar as ferramentas e a tecnologia que a equipe usará.
  • Decidir sobre os papéis e recursos da equipe: apresente a estrutura da equipe, as habilidades necessárias e onde os membros da equipe podem encontrar suporte para seu trabalho.

Classificação de popularidade (visualizações de página): 5 

Principais conclusões: observe como evitei iniciar a lista com o termo "governança". Esse termo parece remédio e poucas pessoas gostam desse gosto. Mas Jodi faz um ótimo trabalho ao explicar como a definição de padrões desde o início adoça o processo de produção de conteúdo:

A governança está no centro de todos os programas editoriais ... A determinação desses protocolos no início facilita a tomada de decisões táticas, vai / não vai e mantém o alinhamento estratégico durante toda a vida útil do seu programa de conteúdo.

2. Como criar um plano estratégico de mídia social [modelo]

Seu plano de conteúdo pode alimentar seus canais de mídia social. Mas, dadas as opções de canal - e os diferentes padrões e práticas para cada um -, vale a pena criar um plano específico de mídia social. Jodi Harris aparece de novo, estabelecendo uma abordagem direta para decidir em quais canais focar, mapear seus ativos para o canal certo e estabelecer padrões para orientar o trabalho da equipe.

Classificação de popularidade (por visualizações de página): 1

Principais argumentos : Questões legais geralmente surpreendem os produtores de conteúdo nas redes sociais. Verifique se o seu plano de mídia social explica claramente as leis e os regulamentos que se aplicam ao seu conteúdo. Aqui estão algumas diretrizes importantes para estabelecer:

  • Como distinguir editorial de publicidade, que deve seguir regras mais rígidas
  • Como obter uma versão assinada para cada imagem ou menção original
  • Como lidar com a atribuição de imagens provenientes de sites de terceiros e fontes de imagens compartilhadas em seus canais sociais
  • Como remover conteúdo cuja fonte você não pode identificar

 

 

 

 

 

3. As 7 funções principais de uma equipe de marketing de conteúdo para 2020

Robert Rose escreve que "Como é uma equipe de marketing de conteúdo?" é a terceira pergunta mais comum que ele recebe. Mas, ele argumenta, deve ser o mais comum.

Mesmo se você for um time, precisará gerenciar ou terceirizar a maioria das funções descritas no artigo. Robert orienta você pelas sete funções que qualquer equipe de conteúdo precisa - e como elas mudaram ao longo do tempo, passando de manipular principalmente o conteúdo do público externo para uma mistura de conteúdo externo e interno. E pode ser apenas o trabalho que você faz internamente que mantém seu programa vivo.

Classificação de popularidade (por visualizações de página): 3

Principais conclusões: embora Robert liste sete funções principais, ele não está dizendo que a equipe de conteúdo ideal tem sete membros. Alguns terão responsabilidades sobrepostas. Alguns terão responsabilidades compartilhadas.

Mas, para oferecer ao seu programa de marketing de conteúdo a melhor chance de sucesso, sua equipe deve integrar-se a, como Robert coloca, "profissionais de marketing, tecnologia ou mesmo operacionais mais tradicionais". Por exemplo, as responsabilidades do gerente de conteúdo técnico podem fazer parte de um papel no departamento de TI, enquanto o organizador do influenciador pode ser alguém que faz parte da equipe de comunicações corporativas.

Apenas certifique-se, aconselha Robert, de que as responsabilidades fazem parte da descrição do cargo da pessoa - não um complemento a ser tratado após o término do trabalho de período integral.

Este gráfico mostra como as equipes geralmente se relacionam. (Você encontrará a descrição dos papéis das equipes vizinhas - conselho editorial, equipe de execução de conteúdo e equipe de suporte digital - no artigo de Robert.

4. Lista de verificação obrigatória para criar conteúdo valioso

Como você garante que cada conteúdo do seu plano seja importante? Você compartilha essa lista de verificação com todos os membros da equipe (pontos de bônus, se você também os informar por quais partes são responsáveis).

O Ahava Leibtag continua atualizando esse recurso útil criado originalmente em 2011. Continuamos republicando -o e os profissionais de marketing de conteúdo continuam lendo. Um dos motivos é a própria natureza de uma lista de verificação. Como Ahava escreve, "trata-se de eliminar as suposições da execução, para que o conteúdo criativo possa florescer".

As listas de verificação eliminam as suposições da execução do #contentmarketing. Obtenha a lista principal de todos em @ahaval e outras dicas de planejamento aqui via @CMIContentCLIQUE PARA TWEET

Classificação de popularidade (por visualizações de página): 2

Principais conclusões: a lista de verificação.

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5. Como criar um bom resumo para um melhor marketing de conteúdo

Você sentiu, não é? Essa frustração quando uma peça designada se parece com o que você acha que pediu? A maioria dos editores e gerenciadores de conteúdo possui. Portanto, a popularidade do post de Daniel Hatch na criação de cuecas melhores não é uma surpresa.

Mas a clareza e rigor de seus conselhos são uma delícia. Dan explica como encontrar o equilíbrio certo entre afogar o criador do conteúdo em informações e fornecer exatamente o que ele precisa para produzir conteúdo que atenda aos seus padrões e ao objetivo da peça.

Seus resumos criativos devem fornecer apenas o que os criadores precisam produzir #content que atenda aos seus padrões e metas via @CMIContentCLIQUE PARA TWEET

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Principal dica : eu não poderia amar mais este parágrafo se tivesse escrito o resumo que o produziu.

Reservar um tempo para criar um resumo completo, porém conciso, é provavelmente o maior investimento que você pode fazer tanto na eficiência do trabalho quanto na sanidade. O contraste de emoções quando um conteúdo perfeitamente construído chega à sua caixa de entrada não pode ser mais forte. É como se o sol surgisse nas nuvens, alguém soltou uma dúzia de pombas brancas e a orquestra que o segue começou a tocar a parte adorável de Madame Butterfly - de uma só vez.

 

Imagem da capa de Joseph Kalinowski / Content Marketing Institute

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