Terça, 04 de Agosto de 2020
81991863488
TECNOLOGIA INOVAÇÃO

Recife é referência nacional em transformação digital

O Cesar é uma instituição que a cada dia ganha mais protagonismo no Brasil e no mundo

14/07/2020 12h44 Atualizada há 3 semanas
Por: Ricardo Almeida Fonte: Ricardo Almeida
Recife é referência nacional em transformação digital

Recife é uma das cidades mais tecnológicas do Brasil, empregando mais de 10 mil profissionais, distribuídos em 316 empresas de tecnologia que têm operação no Porto Digital. A capital pernambucana é  a primeira cidade do Brasil a ganhar a titulação concedida pela Creative Tourism Network, sendo também considerada a cidade mais inovadora do Nordeste, segundo pesquisa da Endeavor Brasil.

Sílvio Meira sendo entrevistado na Coluna Direto ao Assunto de José Nêumanne Pinto

A transformação digital do Recife teve origem em 1996, quando os professores Silvio Meira, Fábio Silva e Ismar Kaufman fundaram  o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, mais conhecido como Cesar, um lugar onde as pessoas respiram tecnologia e transpiram inovação.

O CESAR hoje é uma referência global em tecnologia, com a presença de grandes empresas do mercado internacional e com um altíssimo nível de profissionalismo, captando mão de obra local e buscando também os melhores profissionais do Brasil para atuarem nas empresas ligadas ao instituto de inovação. O CESAR possui sede em Recife e Regionais em Manaus, Curitiba, Sorocaba e Rio de Janeiro, possuindo cerca de 700 colaboradores que atuam num ambiente de trabalho leve, dinâmico, despojado, e que promove o respeito a diversidade.

CEO Fred Arruda 

Muitos dos profissionais que trabalham nos projetos de tecnologia, como engenheiros, cientistas da computação e designers,  possuem a formalização do chamado NDA (Non Disclosure Agreement), um contrato que prevê acordo entre as partes para manter alguns dados estratégicos em  confidencialidade. Quase tudo que se vê é sigiloso, pois a partir das inovações desenvolvidas no Cesar são lançados projetos revolucionários e disruptivo.

O sucesso do CESAR está ligado diretamente à implantação do Porto Digital, o  primeiro parque tecnológico da Veneza Brasileira e que mudou profundamente o Bairro do Recife, transformando-o numa versão compacta do Vale do Silício,  trazendo muito desenvolvimento para toda a região. 

Em 2019, o Porto digital do Recife faturou aproximadamente 1,9 bilhão de reais, através das empresas que estão embarcadas na região.

O Porto Digital possui algumas incubadoras, aceleradoras, instituições de ensino superior e institutos de pesquisas, gerando milhares de emprego e promovendo a transformação digital.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.