Quinta, 13 de Agosto de 2020
81991863488
SAÚDE COVID-19

Profissionais de serviços essenciais de Pernambuco serão testados

A testagem da Covid-19 também é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos

02/07/2020 00h22 Atualizada há 1 mês
Por: Ricardo Almeida Fonte: SEI/ Governo de Pernambuco

O Atende em Casa também está responsável pelo agendamento da testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentem sintomas sugestivos da Covid-19, incluído pela SES-PE na última semana. Esse novo grupo representa uma população de mais de 120 mil pessoas com direito ao exame, entre profissionais que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários. O profissional pode acessar a ferramenta tanto pelo endereço eletrônico (www.atendeemcasa.pe.gov.br) tanto pelo aplicativo para smartphones.  Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, o profissional deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado.

Além desses profissionais de serviços essenciais, em Pernambuco, a testagem para a Covid-19 está disponível para quem atua em serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) 24h; e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais. Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passam a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

A testagem da Covid-19 também é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

O objetivo do agendamento da testagem para essa população pela ferramenta é facilitar o acesso e apoiar os gestores municipais que desejarem aderir a essa funcionalidade. Os agendamentos serão realizados de acordo com a sintomatologia do usuário. Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame preconizado para o caso, que pode ser o RT- PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido.

O Atende em Casa já conta com mais de 85,2 mil usuários cadastrados.  Ao todo, entre os usuários que passaram por teleorientação com profissional, mais de 9,7 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela SES-PE, responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.