Sexta, 10 de Julho de 2020
81991863488
BRASIL STF

Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF

A eleição é simbólica, uma vez que o rito da presidência da Corte obedece a um rodízio

25/06/2020 18h41 Atualizada há 2 semanas
Por: Marcos Lima Mochila
Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF

Por R7

   

O ministro Luiz Fux foi eleito nesta quinta-feira, por 10  votos a 1, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e a ministra Rosa Weber será a vice-presidente até 2022. 

A eleição estava marcada inicialmente para 12 de agosto, no entanto, foi antecipada para facilitar o processo de transição na Corte em função da pandemia do novo coronavírus.

Ministra Rosa Weber será a vice-presidente do STF até 2022

O pleito é simbólico, uma vez que o rito da presidência da Corte obedece a um rodízio. As posses, de Fux e Weber, ocorrerão em 10 de setembro. 

Fux e Weber estão no STF desde 2011 e ambos foram indicados pela então presidente Dilma Rousseff (PT). 

Fux

Fux nasceu em 26 de abril de 1953 no Rio de Janeiro. É doutor em Direito Processual Civil pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também atuou como professor. 

O novo presidente do STF também já lecionou, como convidado, na UCP (Universidade Católica de Petrópolis), PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cyrus R. Vance Center for Internacional Justice, em New York (EUA), além de ter atuado como chefe do departamento de direito processual da UERJ.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.