Sexta, 18 de Junho de 2021
81991863488
GASTRONOMIA+ ALENTEJO

Évora: morreu Manuel Fialho, senhor da gastronomia do Alentejo e de Portugal

Filho do fundador do icônico restaurante O Fialho, de Évora, morreu vítima de doença prolongada

26/03/2020 16h51 Atualizada há 1 ano
Por:
Évora: morreu Manuel Fialho, senhor da gastronomia do Alentejo e de Portugal

O gastrônomo Manuel Fialho, um dos filhos do fundador do “icônico restaurante” O Fialho, de Évora, morreu esta quarta-feira, vítima de doença prolongada, confirmaram a Turismo do Alentejo e a Agência de Promoção Turística do Alentejo. 

Em comunicado conjunto, as entidades lembram que Manuel Fialho integrou várias equipes diretivas da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, foi um dos fundadores da Agência de Promoção Turística do Alentejo e foi membro fundador da Confraria Gastronômica do Alentejo, desempenhando diversas outras funções.

"Foi uma personalidade incontornável da sociedade alentejana a quem a região e Portugal muito devem", ajudando a “elevar o estatuto da gastronomia alentejana a uma das “almas gastronômicas de Portugal”, realça o comunicado.

Manuel Fialho coordenou a “Carta Gastronômica do Alentejo – Monumenta Transtaganae Gastronomica” e foi também coautor de diversas obras sobre o tema.

Segundo António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Manuel Fialho foi “uma grande referência” não só para o setor na região, como a nível nacional, tendo Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescentado que a região “perde uma figura de vulto que tanto contribuiu para a gastronomia, a cultura e o turismo” no território. 

O restaurante O Fialho foi fundado em 1945 por Manuel Fialho (o pai) num projeto de referência para o Alentejo, a sua gastronomia e os seus vinhos, ao qual os filhos, Amor, Gabriel e Manuel, deram continuidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.