Sexta, 18 de Junho de 2021
81991863488
GASTRONOMIA+ FOOD

Já conhece as mudanças em rótulos dos alimentos?

Especialista em assuntos regulatórios apresentou as mudanças na legislação da Anvisa durante Horizonte 20 Food Recife

16/03/2020 10h03
Por:
Já conhece as mudanças em rótulos dos alimentos?

Durante a palestra que ministrou em Recife na programação do Horizonte 20 Food Nordeste, o tecnólogo em Alimentos, Dafné Didier, detalhou as mudanças na nova legislação nos rótulos nutricionais dos alimentos, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

 “O objetivo é facilitar o entendimento dos rótulos para o consumidor, a fim de compreender melhor o valor nutricional dos alimentos”, disse. O especialista falou que além de facilitar a compreensão do rótulo, a mudança pode afetar a cultura dos brasileiros em relação a dar mais importância em cada informação contida nas embalagens dos produtos. 

“Da mesma forma que compramos o remédio e lemos a bula, o alimento também tem uma “bula”, sendo a única forma de o consumidor entender o que ele está comprando é pela rotulagem dos alimentos”, comparou. Ainda segundo o fundador da Alimentus Consultoria, através da rotulagem é que o consumidor tem a informação precisa para escolher a compra do produto, então, é o principal item de comunicação do fabricante e consumidor, ele reforça que as informações precisam ser claras e precisas. 

As mudanças da legislação nos rótulos propõem a criação de alertas para informar sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde, assim como: alto teor de açúcar, gorduras saturadas e sódio. De acordo com a agência, será obrigatório nos rótulos em formato de lupa. 

Já a tabela nutricional vem com porção de 100 gramas e 100 ml (líquidos), por porção. Além disso, as alegações nutricionais nas embalagens não devem trazer informações complementares, como os reduzidos, lite, fonte de proteínas, e etc. São muitas as mudanças para facilitar a escolha de quem consome. 

Dafné Didier: é diretor de assuntos regulatórios e qualidade. Também é tecnólogo em Alimentos (FATEC), especializado em Biotecnologia e com MBA em Gestão e Certificação de Qualidade na Produção de Alimentos. Auditor líder certificado pelo IRCA FSSC 22000. Trabalhou por mais de 10 anos na indústria alimentícia em questões de Qualidade e Regulamentação. É fundador da Alimentus Consultoria e também co-fundador da Tacta Food School.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.